sexta-feira, 5 de abril de 2013

AMANDA PALMER
Êxito com um projeto de Crowdfunding


Vivemos um novo tempo em relação ao consumo de música no mundo. A cada dia, diminui o interesse pelo disco físico e aumenta o interesse pelos arquivos digitais. 

As gravadoras fazem cada vez menos lançamentos e isso se deve, em parte, aos próprios vícios dessa indústria, aos altos preços praticados nas vendas de CDs, o que estimulou a pirataria, aos down loads gratuítos, ao compartilhamento na Internet, etc

Mas, para se fazer um disco há um custo alto. Portanto, para que se continue a produzir com qualidade àlbuns ou músicas avulsas, seja em discos físicos ou arquivos digitais é necessária uma ação direta com o público. 


Assim, o artista coloca uma idéia na roda, o projeto de um novo disco, por exemplo, e as pessoas que se interessam por aquele projeto se engajam junto ao artista para fazer a idéia acontecer.

O público toma conhecimento do projeto e adere a ele.

E, assim, tornamo-nos todos co produtores de uma idéia. E quem tiver interesse, pode participar ativamente, também ajudando a divulgar e, conforme a maneira que se engaja, ainda pode ser autor de seu próprio making of, entre outras coisas.

São ações coletivas que marcam esses novos tempos em que a palavra de ordem é compartilhar.

Esse vídeo de Amanda Palmer ilustra bem o que estou dizendo:

http://www.ted.com/talks/lang/pt/amanda_palmer_the_art_of_asking.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário