sexta-feira, 7 de junho de 2013


Martín, engenheiro de som, 
Berna Ceppas, produtor 
e Marco Lobo, só sorriso, ouvindo as bases gravadas.



1º DIA DE GRAVAÇÃO


Geralmente, o primeiro dia de gravação de um disco é aquele em que se monta tudo, se conhece o som da estúdio, procuram-se as timbragens, cuidando a posição, o ângulo e distância em que são colocados os microfones para tirar o melhor som possível de cada instrumento. É um momento muito importante, onde são concebidas as texturas, as frequências, em linguagem técnica, o range, metaforicamente, a cor do disco.

Feito isso, começam as gravações das bases.

Temos 18 músicas no set list, mas ficarão apenas 12 ou 14 no disco. Na real, temos material para dois discos, mas lançar um álbum duplo seria um contrasenso no momento atual, em que a ordem do dia é lançar uma canção, um single ou um ep com 4 ou 5 músicas. 


Gastão Villeroy é o homem beat,
 ligado na precisão do click, nos andamentos da músicas


A primeira base que gravamos foi de Samboleria (oficina de bailado). Essa música é uma espécie de editorial do disco, anuncia o que virá no decorrer das outras faixas. E tem metade da letra em português e a outra metade em espanhol. Chamei a cantora Dolores Solá, do grupo La Chicana, de Buenos Aires, para fazer participação especial. Ela tem uma voz tangueira, linda, dramática, mas também com o humor que a música pede. 

Dolores Solá, participação especial em Samboleria

Minha história com La Chicana vem dos anos 1990, fizemos vários shows juntos no Brasil e na Argentina. Assim que acabamos a gravação ontem, já enviei um MP3 para Dolores. Pouco depois ela respondeu. Ela gravará a sua voz no estúdio do grupo e me envia na semana que vem. E assim vamos.

Marco Lobo em ação com sua percuteria 


Gravamos também uma base de Ponto Com e Sem, o samba be bop de letra quilométrica que fiz em parceria com Moraes Moreira. Essa música é uma paulada. Preparem-se.

Hoje partimos para Germinal do Samba,  Balanço do Bedeu,  O Peixe quer água e Te Vês Tán Bien.

Na sequência, teremos o Eureca, Bolero do Donato, Stancov e Tolerância, em clima de Samboleria.

Amanhã tem mais notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário